segunda-feira, 10 de julho de 2017

Resumo das Minhas Ações na Proteção Animal

As fotos não estão em ordem cronológica, pois estou postando conforme organizo meus arquivos do PC. Aqui é apenas uma forma de eu guardar e compartilhar com quem se interessar, as ações que desenvolvi no Movimento de Proteção Animal em Macaé.

Comecei o trabalho na causa em 2003 em São Paulo e quando me mudei para Macaé em 2005 sofria com a quantidade de animais que haviam nas ruas e vendo o descaso da administração pública com os animais resolvi canalizar meus esforços nesta área tornando-me, então, a precursora do Movimento de Proteção Animal no município. Sonhava para Macaé um Programa de Proteção e Bem Estar Animal e isto dependeria do Governo e da pressão social. Então trabalhei, trabalhei e trabalhei até o início de 2017.

Fica aqui um resumo desta agradável loucura, pois trabalhar na causa não é fácil!!! Me desliguei do movimento por questões de saúde e fico muito feliz por ter oferecido o meu melhor para os animais desta cidade.

Reestruturei a ONG PRÓ-ANIMAL, após me desligar da instituição fundei o PAM e logo depois criei projetos de Políticas Públicas para os animais na Prefeitura de Macaé. Fui vice-presidente da ONG Pró-animal (única instituição formalizada no município) sendo responsável pela reestruturação da mesma 2008, fundei o PAM (Protetores dos Animais de Macaé) em 2009 para conscientizar a sociedade do problema e juntos encontrarmos soluções.

Consegui também com um representação no Ministérios Público, que fosse implantada a campanha de castração de cães e gatos no município.

Fiz o meu melhor e minha consciência está na paz por lançar uma semente que se frutificou. Daqui a pouco ninguém, mas lembrará do que fiz, mas o que fiz foi para os animais, pois eles são extremamente importantes para mim. Tudo que fiz foi por amor à eles e para minimizar o sofrimento que sinto ao vê-los sofrendo. Foram quatorze anos de dedicação e trabalho que tive muito prazer em realizar, apesar das turbulências. Agradeço à todos que fizeram parte desta jornada comigo e à Deus por ter me permitido oferecer o melhor para os animais!

Acredito que conseguimos uma grande vitória, pois tanto o PAM quanto a ONG Pró-animal desenvolveram suas tarefas com resultados positivos. Ali deixei o melhor do meu trabalho como Administradora, pois tudo que fizemos foi com escassez de recursos e muita mobilização. Se prova que mesmo não tendo milhões fizemos muito em detrimento do município que com seus milhões, agora que começaram a fazer algo, inclusive às castrações por determinação do Ministério Público em decorrência de uma representação minha. A lei existe deste 2004 e só está sendo cumprida agora em 2017, graças ao meu incansável esforço por políticas públicas na cidade. Mesmo não fazendo mais parte do cenário político, torço para que dê tudo certo, pois quem ganha são os animais.
 "A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." Vamos mostrar a grandeza da cidade de Macaé não somente através dos milhões da indústria do petróleo, mas também em valorização da vida de todos os seres!
Mahatma Gandhi 






 Organizei esta passeata contra os artigos das leis do CCZ de Macaé.
Consegui através de uma representação no Ministério Público que eles não sacrificassem nenhum animal sadio ou que tivesse chance de cura. Foi uma luta, mas vencemos em prol dos animais!


Organizei a manifestação pública "Crueldade Nunca Mas"



Palestra na empresa ENSCO
Ver mais em:



Nesta foto estava representando a ONG PRÓ-ANIMAL, exercia o cargo de vice-presidente e administradora. Na época (2008) o CCZ recolhia animais de forma indiscriminada e recebemos denúncias de maus-tratos e outras coisas piores...Aqui eu retirei uma cadelinha que era cuidada pela dona da Pousada Kelly Cris. Depois esta senhora faleceu e os três cães que ela cuidava foram adotados pelo Osvaldo. Todos eram idosos e atualmente só tem um vivo. Tiveram uma vida super feliz!






Stand da Feira de Responsabilidade Social - Ano 2012
Fiz todo o layout de forma artesanal e reaproveitando materiais.
O arranjo com flores e todo o material usado levava da minha casa.









Fiz este evento em 2013 quando estava trabalhando no Projeto Macaé Amiga dos Animais. O evento foi da "Prefeitura", porém, todos os recursos eu que ofereci do meu próprio bolso. Ou seja, foi mais um trabalho voluntário que realizei pelos animais.



Como o dinheiro sempre foi curto para realizar meu trabalho voluntário, eu aproveitava banner's antigos que pegava na loja Veterinários Reunidos e com minha criatividade fazia cartazes para os eventos. No final ficavam lindos e principalmente, acredito que os cartazes cumpriam seu papel de conscientização. Como digo: Fiz o meu melhor pelos animais em Macaé.

Nesta foto estava na prefeitura, mas como o projeto não tinha verba eu dei meu jeito.



Pegando mais banners usados no lixo e reaproveitando com minha habilidade manual.
Inclusive quando estava na prefeitura encontrei a faixa abaixo numa caçamba e me serviu para vários eventos.






Minha casa parecia um ateliê. Estava sempre fazendo faixas e material educativo. Sempre reaproveitando os materiais, pois o trabalho era voluntário e a verba escassa.






Palestra em Rio das Ostras à convite do grupo Patinhas Alegres que desenvolve um trabalho fantástico naquele município. Mesmo passando mal compareci, pois todo esforço é válido para que se desenvolva cada vez mais a conscientização em prol dos nossos irmãozinhos animais.



Montagens de fotos feitas pela minha amiga Tânia.


Todos sabem que no final do ano o número de abandono de animais aumenta. Então, em 15/12/12 fui para a Praça Veríssimo de Melo sozinha fazer campanha contra o abandono.